top of page

Oradores

Sonia Izquierdo Merinero
Instituto Cervantes

Ha defendido el Trabajo de Investigación Tutelada de Doctorado "Actitudes lingüísticas ante el deterioro de la lengua materna. El español en Brasil". Ha realizado el Máster en Enseñanza de español como lengua extranjera, de la Universidad de Alcalá de Henares (Madrid) y es licenciada en Filología Hispánica, especialidad de Literatura, por la Universidad Complutense de Madrid. Actualmente es Jefa de Estudios del Instituto Cervantes de Lisboa, cargo desempeñado anteriormente en el Instituto Cervantes de Brasilia y en el Instituto Cervantes de São Paulo. Su actividad como Profesora de Formación de Profesores se ha desarrollado en diferentes Universidades de Rumanía, Brasil, Perú, Colombia, Portugal y Argelia, así como en diferentes sedes de los Institutos Cervantes. Ha organizado Simposios y Seminarios del área de Literatura y Lingüística aplicada y ha participado como ponente y oyente en Simposios internacionales. Es autora de artículos relacionados con la lingüística aplicada, de varios manuales de ELE para enseñanza reglada para lusohablantes, de material didáctico en soporte Multimedia, de ejercicios para lecturas graduadas, así como de reseñas de materiales de enseñanza de ELE en revistas especializadas.

Professora efetiva na Escola Secundária de Amarante. Licenciada em Línguas e Literaturas modernas variante de inglês e Alemão. Mestrado em Estudos Americanos, leciona Alemão ( primário – adultos) e destacada na APPA (Associação Portuguesa Professores de Alemão).

Cristina Santos Pereira
Associação Portuguesa Professores de Alemão
Simone Auf der Maur Tomé
Associação Portuguesa Professores de Alemão

É licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas (Inglês/Alemão) pela Universidade de Zurique/Suíça, mestre em Estudos Alemães pela Universidade do Porto e doutorada em Didática de Línguas pela Universidade do Porto. Nesta mesma universidade é docente de Alemão Língua Estrangeira, formadora de professores e supervisora no estágio pedagógico do Mestrado em Ensino. Além disso, acompanha os estagiários na elaboração do seu relatório final de estágio. É investigadora no Centro Linguístico da Universidade do Porto. As suas áreas de investigação estão relacionadas com a Didática de Alemão Língua Estrangeira e com a Linguística Textual.

Margarida Esteves Pereira
Universidade  do Minho

Professora Auxiliar do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, onde lecciona disciplinas da área das Ciências da Literatura, mais concretamente, de Literatura Inglesa e Literatura e Cinema. As suas áreas de investigação preferenciais centram-se na Literatura Inglesa moderna e contemporânea, bem assim como nos estudos feministas e de género e nos estudos de cinema e literatura. Tem publicado vários artigos em livros e revistas académicas nacionais e internacionais, bem como alguns livros, de entre os quais se destacam os títulos Identity and Cultural Translation: Writing accross the Borders of Englishness (2006) e Transversalidades: Viagens/ Literatura/ Cinema (2009). A sua tese de doutoramento está publicada com o título Do Romance Vitoriano ao Romance Pós-moderno: Reescrita do Feminino em A. S. Byatt (2007).  

Sílvia Araújo
Universidade do Minho

Professora Auxiliar no Instituto de Letras e CieÌ‚ncias Humanas da Universidade do Minho. O seu trabalho de investigação desenvolve-se na área da Linguística, nomeadamente na Linguística (de Corpus) Aplicada à Tradução bem como na área das
Tecnologias Aplicadas às Línguas, incidindo sobre localização, pedagogia invertida e multimodalidade.

Margarida Alice Coutinho
Associação Portuguesa Professores de Alemão

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante Inglês Alemão na FLUP, mestre em Linguística Contrastiva. Lecciona Alemão na Escola Básica e Secundária D. Dinis de Santo Tirso. É Coordenadora desde 2010 do projecto “Escolas Piloto de Alemão”, protocolado com a DGIDC, o Goethe-Institut, a Embaixada Alemã e a Associação Portuguesa de Professores de Alemão. Foi docente de Didáctica do Alemão e Metodóloga na FLUP (1993-97). Foi assistente convidada no Departamento de Estudos Germanísticos na Universidade do Minho (1997-2003), onde orientou Estágio Pedagógico e leccionou Alemão.

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses e Espanhóis (Ramo de Formação Educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa. Mestrado em Letras – Especialidade em Estudos Artísticos, Culturais, Linguísticos e Literários, pela Universidade da Beira Interior, com defesa da tese Línguas em Contacto – O Ensino do Espanhol em Contexto Pedagógico (Um Olhar de Supervisão num Estudo Caso). Atualmente integra o quadro de Agrupamento de Escolas Carlos Amarante, Braga.

Maria Rosário Cacholas
AE Carlos Amarante
Conceição Malhó Lorga Gomes
Escola Secundária Jaime Cortesão

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Ingleses e Alemães, é professora de Inglês do ensino básico e secundário no Agrupamento de Escolas Coimbra Centro. Detentora de um Curso de Formação Especializada na Área da Gestão e Administração Escolar, Mestre em Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores. Tem publicações sobre Tecnologia Educativa.

Maria Edviges Pereira Antunes Ferreira
Associação de Professores de Português (APP)

 Licenciada em Filologia Clássica, pela Universidade de Lisboa. Professora do Ensino Secundário desde 1976, lecionando as disciplinas de Português, Latim e Grego. Professora na Escola Secundária Rainha D. Leonor desde 1985, onde tem desempenhado vários cargos.. Orientadora de algumas ações de formação no âmbito da reforma curricular do Ensino Secundário (1998-2000)
. Orientadora de algumas ações de sensibilização no âmbito da TLEBS. Membro da Direção da APP, onde dinamizou algumas ações sobre os Novos programas de Português (12º Ano). Vice-presidente da APP desde 1997 e Presidente desde junho de 2011. Membro da Comissão Organizadora dos Encontros Nacionais da APP desde 1997. Orientadora de sessões sobre o novo acordo ortográfico
- Orientadora de sessões sobre os novos programas de português do Ensino Secundário (entrada em vigor em 2015/ 2016)
. Representante da APP no IAVE. Supervisora dos exames nacionais do Ensino Secundário. Participação em vários colóquios e Congressos com apresentação de algumas comunicações

Carlota Madeira
Associação Portuguesa de Professores de Francês

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Franceses e Ingleses, pela FLUL desde 1985. Professora do quadro de nomeação definitiva do Agrupamento Dr. Manuel Gomes de Almeida – Espinho e coordenadora do grupo de Francês. Membro da Direção da APPF (segundo mandato) e da Mesa da Assembleia Geral da Aliança Francesa do Porto. É ainda corretora/examinadora dos exames DELF e coorganizadora da “Festa da Francofonia” de Espinho. Nos últimos seis anos, tem sido orientadora de estágio de formandos da FLUP e da FLUC.

Liliana Cardoso
Associação Portuguesa de Professores de Francês

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses pela FLUP desde 2005. Professora de Português e Francês nos Salesianos do Porto – Colégio. Dinamizadora e organizadora da “Semana da Francofonia” no mesmo colégio, bem como de outras atividades relacionadas com a promoção da língua francesa. Membro da direção da APPF (primeiro mandato).

 Assessora Técnica da Consejería de Educación da Embaixada de Espanha em Portugal. Autora de materiais especializados no Espanhol como Língua Estrangeira, é a coordinadora do Centro de Recursos de Espanhol em Lisboa.

Maria do Rosário Andorinha Silva
Associação Nacional de Professores de Português

Presidente da Direcção da Associação Nacional de Professores de Português (ANPROPORT)

Coordenadora do Departamento de Português e Latim da Escola Secundária de Pedro Nunes -Lisboa

Formadora e Consultora de Formação Contínua de Professores

Investigadora em Didáctica do Português, Língua Materna

Joana Lloret Cantero
Consejería de Educación de la Embajada de España Portugal

Licenciatura em periodismo. Corresponsal en Cataluña de la Televisión Pública Española Canal Sur TV. Reportero en programas de periodismo de investigación en TVE. Director del Instituto de Cultura e Língua Española ICLE. Formador de español en la Assembleia da República de Portugal.

Beverly Whittall
International House Braga

Originally from Canada,  I have been involved in EFL teaching for over 20 years, starting in France and then Spain before arriving in Portugal.  I am currently Director of Studies for International House Braga, where I have been working for the past 14 years, teaching adults, teens and younger learners. One of my current areas of interest is bringing storytelling into the classroom, to develop both speaking and listening skills and create community in the classroom.

bottom of page