top of page

Oradores

Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos Humanísticos. Doutorou-se em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2008, sendo Mestre em Linguística Histórica, Linguística Românica e Crítica Textual pela mesma instituição (2000). Desenvolve os seus trabalhos de investigação e lecionação essencialmente no âmbito da Linguística Histórica, da História da Língua Portuguesa, da Filologia e Ecdótica e da Linguística Aplicada, áreas a que se reporta a maior parte dos livros e artigos científicos que desde 1994 tem publicado. Professora universitária desde 1991, tem-se dedicado à edição e estudo de poesia barroca com base na tradição manuscrita, e ainda de códices de épocas e âmbitos diversos, incluindo o da história da alimentação, da história da economia e, em particular, da historiografia linguística e da linguística missionária, com a edição e estudo de manuscritos e impressos lexicográficos e gramaticográficos envolvendo o português, monolingues e multilingues, do século XVI ao século XIX. 

 

ARLINDO FAGUNDES

Ilustrador

ANABELA BARROS

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho

Sara Pereira

Universidade do Minho

Mª REGINA ROCHA

AUTORA

Mª Virgílio Lopes

Estudos artísticos, Teatro

IDALINA SANTOS

TECNOLOGIAS

ANTÓNIO COSTA PEREIRA

AE de Trigal Santa Maria

Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e formou-se como realizador de cinema no Conservatoire Libre du Cinéma Français, em Paris. Ainda estudante, iniciou-se profissionalmente nas Artes Gráficas e no Design Gráfico.
A estas actividades viriam a juntar-se mais tarde a Cerâmica e a Escultura.

http://www.arlindofagundes.com/

 

animação . cerâmica . escultura . banda desenhada.

É professora associada na Universidade do Minho, na área das ciências da comunicação, lecionando disciplinas no âmbito da educação para os media e dos estudos da receção. É atualmente Diretora do Departamento de Ciências da Comunicação e do Mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação.

 

I'm a paragraph. Click here to add your own text and edit me. It’s easy. Just click “Edit Text” or double click me to add your own content and make changes to the font. I’m a great place for you to tell a story and let your users know a little more about you.

 

Use this area to describe one of your services. You can change the title to the service you provide and use this text area to describe your service. Feel free to change the image.

 

Matemática

Maria Regina Rocha, licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa; mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e doutorada na mesma; professora na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra; larga experiência pedagógica no ensino politécnico (Escola Superior de Educação de Coimbra) onde lecionou várias disciplinas na área da Língua Portuguesa. Coautora, entre outros livros, de Cuidado com a Língua!, Assim é que é falar! 201 perguntas, respostas e regras sobre o português falado e escrito, e A Gramática – Português – 1.º Ciclo.

 

Licenciatura (com Estágio Integrado): Humanidades, pela Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia de Braga. Concluída em 1991.

Mestrado: Linguística Portuguesa Histórica, pela mesma Universidade. Concluído em 1997. Doutorando em Ciências da Linguagem-Linguística Portuguesa: "Competência Linguística em Português Europeu Língua Materna e Língua Não Materna: Aquisição, Ensino e Aprendizagem de Expressões Idiomáticas", pela Universidade do Minho.

Situação profissional atual (2014/2015) - Professor do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Básica Trigal de Santa Maria, sede do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria – Tadim (Braga). Artigos publicados: em diversos livros e revistas, nacionais e internacionais, no domínio da língua e da linguística portuguesas.

 

Expressões Idiomáticas

Doutorada em Estudos Artísticos, ramo Estudos de Teatro e especialista no estudo da caricatura. O tema da sua tese, publicada na Imprensa Nacional-Casa da Moeda, é Rafael Bordalo Pinheiro. Imagens e Memórias de Teatro. É investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade  de Lisboa e membro de EIRIS (Equipe Interdisciplinaire de Recherche sur l’Image Satirique). É autora de diversos livros e artigos, publicados em Portugal e no estrangeiro, tendo participado em diversos projetos internacionais de investigação centrados na análise iconográfica. Possui uma larga experiência como docente no Ensino Secundário e no Ensino Superior, sendo professora do quadro da Escola Secundária D. Maria II. Com uma longa atividade na encenação de peças de teatro em contexto pedagógico, está, há muito, ligada também à formação de professores.   

The Wealthy Mind

Licenciatura em Ensino do Português e Francês, DESE em Administração Escolar, Mestrado em Supervisão Pedagógica do Ensino do Português e Doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Tecnologia Educativa. Tem desenvolvido investigação em Mobile Learning, com diversas publicações nacionais e estrangeiras em atas, revistas, livros e capítulos de livros. É professora do ensino básico e secundário e tutora de cursos de formação a distância. Colabora com a Porto Editora na criação de recursos de Português para a Escola Virtual. Tem vindo a lecionar a Unidade Curricular de Tecnologias Educativas em cursos de Mestrado.

Isabel Pires de Lima

(Ex. Ministra da Cultura)

Doutoramento em Literatura Portuguesa pela Universidade do Porto. Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Membro do Conselho Redactorial das seguintes revistas: Metamorfoses (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil); Portuguese Literary Studies and Cultural Studies (University of Massachusetts - Dartmonth - EUA); Queirosiana (Fundação Eça de Queiroz - Portugal); Santa Barbara Portuguese Studies (University of California - Santa Barbara - EUA); Via Atlantica (Universidade de São Paulo - Brasil).

Centenas de artigos em revistas e jornais e vários livros. Deputada na X Legislatura.

ADELINA MOURA

TECNOLOGIAS MÓVEIS

Em fase de conclusão do Doutoramento em Psicologia. Mestre em Psicologia das Organizações pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Ministrou cerca de 3000 horas de formação nas áreas de formação comportamental, Avaliação de Desempenho, Gestão de Trabalho em Equipa, Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores, Diagnóstico, Concepção, avaliação e Gestão global da Formação, Motivação, Liderança de Equipas e Coaching (Business e Life Coaching) com públicos diversificados do setor público e privado. Detém vasta experiência profissional ao nível da metodologia de coaching para docentes, gestão e coordenação da Formação, processos de certificação de competências e certificação da formação, seleção e recrutamento, avaliação de desempenho e consultadoria de projectos de desenvolvimento/ organização e financiamento da formação. Detém ainda experiência comprovada como quadro de um grupo económico de elevado relevo nacional na área da Gestão da Formação e desenvolvimento de Equipas de Trabalho. Tutora de diversas comunicações e publicações científicas.

 

Maria de Lurdes Neves

Faculdade de Psicologia da

Universidade do Porto

Ana Luísa Amaral

Faculdade de Letras do Porto

Maria Regina Rocha, licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa; mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e doutorada na mesma; professora na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra; larga experiência pedagógica no ensino politécnico (Escola Superior de Educação de Coimbra) onde lecionou várias disciplinas na área da Língua Portuguesa. Coautora, entre outros livros, de Cuidado com a Língua!, Assim é que é falar! 201 perguntas, respostas e regras sobre o português falado e escrito, e A Gramática – Português – 1.º Ciclo.

 

Andreia Sofia Pinto Oliveira

Direito

É professora auxiliar na Escola de Direito da Universidade do Minho. Doutorou-se em Direito, na especialidade de Direito Público, em 2006 na Universidade Nova de Lisboa, com uma tese intitulada “O Direito de Asilo na Constituição Portuguesa – Âmbito de Protecção de um Direito Fundamental”, tendo sido aprovada com distinção por unanimidade. Na preparação desta dissertação, elaborada no âmbito do Primeiro Programa de Doutoramento da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, esteve um ano na Alemanha, repartido entre a Universidade de Konstanz (de Outubro de 1999 a Fevereiro de 2000) e o Max-Planck Institut de Heidelberg (de Março a Julho de 2000). Em 1997, concluiu a licenciatura na Faculdade de Direito da Universidade do Minho (5 anos), com a média de 16 valores. Coordena um grupo de investigação interdisciplinar na área dos Direitos Humanos, que se chama Habeas Corpus e se integra numa unidade de investigação financiada pela FCT: Direitos Humanos - Centro de Investigação Interdisciplinar. Desde Março de 2008 que é membro associado do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia). É membro da Comissão Directiva do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade do Minho. Integra a Comissão de Coordenação Científica do Curso de Direito em Timor-Leste, no âmbito da Fundação das Universidades Portuguesas.

 

Isabel Pires de Lima

(Ex. Ministra da Cultura)

Doutoramento em Literatura Portuguesa pela Universidade do Porto. Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Membro do Conselho Redactorial das seguintes revistas: Metamorfoses (Universidade Federal do Rio de Janeiro - Brasil); Portuguese Literary Studies and Cultural Studies (University of Massachusetts - Dartmonth - EUA); Queirosiana (Fundação Eça de Queiroz - Portugal); Santa Barbara Portuguese Studies (University of California - Santa Barbara - EUA); Via Atlantica (Universidade de São Paulo - Brasil). Centenas de artigos em revistas e jornais e vários livros. Deputada na X Legislatura.

Arlinfo Fagundes

Ilustrador

Maria Regina Rocha

Equipa coordenadora dos novos programas

Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e formou-se como realizador de cinema no Conservatoire Libre du Cinéma Français, em Paris. Ainda estudante, iniciou-se profissionalmente nas Artes Gráficas e no Design Gráfico.
A estas actividades viriam a juntar-se mais tarde a Cerâmica e a Escultura.

http://www.arlindofagundes.com/

 

animação . cerâmica . escultura . banda desenhada.

Licenciada em Filologia Românica pela Universidade de Lisboa; mestrado em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e doutorada na mesma; professora na Escola Secundária José Falcão, em Coimbra; larga experiência pedagógica no ensino politécnico (Escola Superior de Educação de Coimbra) onde lecionou várias disciplinas na área da Língua Portuguesa. Coautora, entre outros livros, de Cuidado com a Língua!, Assim é que é falar! 201 perguntas, respostas e regras sobre o português falado e escrito, e A Gramática – Português – 1.º Ciclo.

 

Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Estudos Humanísticos. Doutorou-se em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, em 2008, sendo Mestre em Linguística Histórica, Linguística Românica e Crítica Textual pela mesma instituição (2000). Desenvolve os seus trabalhos de investigação e lecionação essencialmente no âmbito da Linguística Histórica, da História da Língua Portuguesa, da Filologia e Ecdótica e da Linguística Aplicada, áreas a que se reporta a maior parte dos livros e artigos científicos que desde 1994 tem publicado. Professora universitária desde 1991, tem-se dedicado à edição e estudo de poesia barroca com base na tradição manuscrita, e ainda de códices de épocas e âmbitos diversos, incluindo o da história da alimentação, da história da economia e, em particular, da historiografia linguística e da linguística missionária, com a edição e estudo de manuscritos e impressos lexicográficos e gramaticográficos envolvendo o português, monolingues e multilingues, do século XVI ao século XIX. 

 

Anabela Leal Barros

Instituto de Letras e Ciências Humanas
Universidade do Minho

Ana Luísa Amaral

Faculdade de Letras do Porto

Poetisa, tradutora e professora de Literatura e Cultura Inglesa e Americana na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.Tem um doutoramento sobre a poesia de Emily Dickinson e as suas áreas de investigação são Poéticas Comparadas, Estudos Feministas e Estudos Queer. É Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde integra também a direção do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. Tem várias publicações académicas em Portugal e no estrangeiro.

 

Maria de Lurdes Neves

Faculdade de Psicologia

Universidade do Porto

Em fase de conclusão do Doutoramento em Psicologia. Mestre em Psicologia das Organizações pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Ministrou cerca de 3000 horas de formação nas áreas de formação comportamental, Avaliação de Desempenho, Gestão de Trabalho em Equipa, Formação Pedagógica Inicial e Contínua de Formadores, Diagnóstico, Concepção, avaliação e Gestão global da Formação, Motivação, Liderança de Equipas e Coaching (Business e Life Coaching) com públicos diversificados do setor público e privado. Detém vasta experiência profissional ao nível da metodologia de coaching para docentes, gestão e coordenação da Formação, processos de certificação de competências e certificação da formação, seleção e recrutamento, avaliação de desempenho e consultadoria de projectos de desenvolvimento/ organização e financiamento da formação. Detém ainda experiência comprovada como quadro de um grupo económico de elevado relevo nacional na área da Gestão da Formação e desenvolvimento de Equipas de Trabalho. Tutora de diversas comunicações e publicações científicas.

 

Andreia Sofia Pinto Oliveira

Universidade do Minho (Direito)

É professora auxiliar na Escola de Direito da Universidade do Minho. Doutorou-se em Direito, na especialidade de Direito Público, em 2006 na Universidade Nova de Lisboa, com uma tese intitulada “O Direito de Asilo na Constituição Portuguesa – Âmbito de Protecção de um Direito Fundamental”, tendo sido aprovada com distinção por unanimidade. Na preparação desta dissertação, elaborada no âmbito do Primeiro Programa de Doutoramento da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, esteve um ano na Alemanha, repartido entre a Universidade de Konstanz (de Outubro de 1999 a Fevereiro de 2000) e o Max-Planck Institut de Heidelberg (de Março a Julho de 2000). Em 1997, concluiu a licenciatura na Faculdade de Direito da Universidade do Minho (5 anos), com a média de 16 valores. Coordena um grupo de investigação interdisciplinar na área dos Direitos Humanos, que se chama Habeas Corpus e se integra numa unidade de investigação financiada pela FCT: Direitos Humanos - Centro de Investigação Interdisciplinar. Desde Março de 2008 que é membro associado do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia). É membro da Comissão Directiva do Mestrado em Direitos Humanos da Universidade do Minho. Integra a Comissão de Coordenação Científica do Curso de Direito em Timor-Leste, no âmbito da Fundação das Universidades Portuguesas.

 

Sara Jesus Gomes Pereira

Universidade do Minho (Comunicação)

É professora associada na Universidade do Minho, na área das ciências da comunicação, lecionando disciplinas no âmbito da educação para os media e dos estudos da receção. É atualmente Diretora do Departamento de Ciências da Comunicação e do Mestrado em Comunicação, Cidadania e Educação.

 

Mónica Lourenço

Universidade e Aveiro

 É doutorada em Didática e Formação pela Universidade de Aveiro eMestre em Linguística e Ensino pela Universidade de Coimbra. Atualmente desenvolve um projeto de pósdoutoramento intitulado Internacionalização da formação inicial de professores: uma oportunidade para educar professores globalmente competentes no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). A par desta atividade, colabora no ensino e na supervisão de futuros professores e educadores no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Os seus principais interesses de investigação são a educação para a diversidade nos primeiros anos de escolaridade, a aprendizagem de línguas, a internacionalização da formação de professores e a educação global. É autora de várias publicações no âmbito da educação para a diversidade e é co-editora do livro Early Years Second Language Education: InternationalPerspectives on Theory and Practice (Routledge, 2015).

Idalina Lourido Santos

Universidade de Coimbra

Licenciada em Matemática. Mestre em Ciências da Educação - especialidade em Tecnologia Educativa. Atualmente é aluna de doutoramento em Ciências da Educação - especialidade em Tecnologias Educacionais e da Comunicação, na Universidade de Coimbra e bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. A sua investigação incide sobre um modelo de formação de professores no uso de plataformas de e-learning e o respetivo processo de monitorização - denominado Modelo Bietápico. Os seus principais interesses de investigação são a formação de professores, eLearning, blended-learning, mobile learning, comunidades de aprendizagem e de prática e plataformas de eLearning. Tem artigos publicados sobre Quadros Interativos Multimédia, formação de professores e plataformas de eLearning, mobile learning e apps e smartcities.

 

Mª Virgílio Lopes

AE D. Maria II

Investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorada em Estudos Artísticos pela Universidade de Lisboa. Tema de tese: Rafael Bordalo Pinheiro. Memórias e Imagens de Teatro. É membro da Equipe Interdisciplinaire de Recherche sur l’Image Satirique (EIRIS) e colabora com CORHUM (L'Association pour le Développement des Recherches sur le Comique, le Rire et l'Humour). É autora de diversas publicações em Portugal e no estrangeiro sobre caricatura e teatro. Como investigadora, participou nosprojetos de investigação: Opsis (Base Iconográfica de Teatro em Portugal) e CAPES GRICES (Projeto de Cooperação Internacional). Como docente, desenvolve atividade no Ensino Secundário e em diversas instituições do Ensino Superior, tendo uma larga experiência no domínio da Criação Teatral na Educação. Centros de interesse: Caricatura, Teatralidade, Iconografia teatral e História do Teatro.  

Orlando Alfred Arnold Grossegesse

Universidade do Minho

Professor associado da Universidade do Minho. Desde 1990 é docente nas áreas de Literatura e Cultura Alemãs e Comparadas, Tradução e Comunicação Multilingue. Estudou Filologias Românicas e Comunicação Social na Universidade de Munique onde se doutorou em 1989 com uma tese sobre a obra de Eça de Queirós. Para além de dois livros sobre Eça e Saramago, publicou mais de cem artigos em livros, atas de congressos e revistas especializadas. Fez traduções de literatura espanhola e portuguesa para alemão, e fundou recentemente o Centro de Estudos de Tradução associado à Fundação Eça de Queiroz (CET-Tormes). Foi diretor-fundador do Centro de Línguas BabeliUM (2009 a 2015). Atualmente é coordenador da área Ciências da Literatura no CEHUM e codiretor do Mestrado em Estudos Luso-Alemães (grau duplo entre UMinho e Universidade de Frankfurt / Main) que terá a sua 1ª edição em 2016-17

António Costa Pereira

AE de Trigal Santa Maria

Licenciatura (com Estágio Integrado): Humanidades, pela Universidade Católica Portuguesa – Faculdade de Filosofia de Braga. Concluída em 1991. Mestrado: Linguística Portuguesa Histórica, pela mesma Universidade, concluído em 1997. Doutoramento em Ciências da Linguagem-Linguística Portuguesa: "Competência Linguística em Português Europeu Língua Materna e Língua Não Materna: Aquisição, Ensino e Aprendizagem de Expressões Idiomáticas", pela Universidade do Minho, concluído em 2016. Situação profissional atual (2014/2016) - Professor do Quadro de Nomeação Definitiva da Escola Básica Trigal de Santa Maria, sede do Agrupamento de Escolas Trigal de Santa Maria – Tadim (Braga). Artigos publicados: em diversos livros e revistas, nacionais e internacionais, no domínio da língua e da linguística portuguesas.

 

Isabelle Simões Marques

Universidade Aberta

Realizou os seus estudos na Université Paris Ouest Nanterre La Défense e na Université Paris 8 na qual se licenciou em Estudos Portugueses (2002) e em Ensino do Francês Língua estrangeira (2004). Realizou o DEA (Mestrado) em Estudos Portugueses (2003) e doutorou-se, em cotutela, em Linguística – Análise do Discurso pela mesma Universidade - Universidade Nova de Lisboa (2009). Em 2010, foi contratada com Leitora de Francês na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e em 2014 ingressou a Universidade Aberta com as mesmas funções, tendo sido anteriormente formadora de francês em vários Institutos de Língua na zona de Lisboa e tradutora técnica.

 

Cristina Maria Moreira Flores 

Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos Universidade do Minho

É Professora Auxiliar do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da Universidade do Minho. Publicou vários artigos em revistas especializadas, nacionais e internacionais, capítulos de livros e editou 4 livros. Desenvolve o seu trabalho de investigação na área da Linguística, nomeadamente do Bilinguismo, da Aquisição de Línguas e da Erosão Linguística. Participa em vários projetos de investigação relacionados com a temática do Bilinguismo e das Línguas de Herança. Foi Diretora de Curso da Licenciatura em Línguas e Literaturas Europeias da Universidade do Minho de 2008 a 2012. É Diretora do Departamento de Estudos Germanísticos e Eslavos da UM desde julho de 2013 e coordenadora-adjunta da Linha Temática de Ciências da Linguagem do CEHUM.

 

Maria Filomena Pereira Rodrigues Louro

Departamento de Estudos Ingleses e Norte-Americanos

ILCH - Universidade do Minho

Tem Doutoramento em Estudos Teatrais pela Universidade de Warwick e equivalência ao Doutoramento em Literatura Inglesa pela Universidade do Minho em 1992. Mestrado em Literatura Inglesa (Drama) pela Univerisdade de Essex 1985. Licenciatura em Filologia Germânica pela Universidade do Porto 1977. Docente: Literatura Inglesa, Irlandesa, Tradução Literária, Revisão de Qualidade em TraduçãoTeatro e Sociedade. Gestão: Direção do Mestrado em Tradução e Comunicação Multilingue Diretora Adjunta da Licenciatura em Teatro. Áreas de Investigação de Interesse, Estudos Irlandeses: teatro irlandês contemporâneo; teatro isabelino, Shakespeare; Tradução, a tradução e a cooperação intercultural.

 

Maria Marta Lobo Araújo 

 Universidade do Minho

É doutorada em História Moderna e Contemporânea pela Universidade do Minho. Atualmente, é professora Associada com Agregação do Departamento de História da Universidade do Minho e investigadora do Lab2PT. Desenvolve investigação nos campos da História Social, com incidência particular na História das Misericórdias, e da História Religiosa da Époc Moderna. Tem integrado e dirigido projetos de investigação nacionais e internacionais e possui vários trabalhos publicados em Portugal e no estrangeiro.

 

She has been teaching for over 20 years and is currently Assistant Director of Studies at International House Braga. She is an Associate of the International Teacher Development Institute and is also a TeachingEnglish Associate, where she has written for the TeachingEnglish blog. She especially enjoys working with kids and teenagers. She is also very interested in classroom management and attention, two areas in which she has been conducting action research over the past few years.

 

Anna Pires

Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI)

Marie-Manuelle Da Silva  

Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF)

Est docteure en Didactique des Langues et des Cultures (Université de la Sorbonne Nouvelle Paris3). Membre de l’APEF, elle est actuellement Professeure Invitée à l’Université de Vigo et à l’Université du Minho et chercheuse dans les laboratoires de recherche CEHUM/ U. du Minho ; Litex/ U. Vigo ; DILTEC/ U.Sorbonne Nouvelle et LIMIER/ U.Québec.  Ses recherches actuelles portent essentiellement sur la didactique des langues et des cultures au sein des « nouvelles » humanités ; sur l’évolution des orientations et des pratiques en didactique du français dans l’espace francophone et sur la multiplication des supports multimodaux pour les fictions dans les contextes contemporains.

Maria Isabel P. Gonçalves

Diretora do Centro de Formação formappa

Escolaridade da primária ao secundário, Abitur,  na RFA. Curso de Línguas e Literaturas Modernas, variante de Inglês/Alemão, pela Faculdade de Letras, da Universidade de Coimbra. Pós-graduação em "O Texto e o Contexto" (Faculdade letras, Universidade do Porto) e em "Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras", pela Universidade do Minho; Professora PQZP, do grupo 330, que já lecionou em muitas escolas em Braga: ES Carlos Amarante (orientação de estágio de Alemão); AE André Soares, AE de Mosteiro e Cávado,  AE Real (Alemão) e na AE D. Maria, Neste momento no AE de Felgueiras, onde leciona 10º e 11º ano de Alemão). Vogal da APPA, desde 2000 e Diretora do Centro de Formação formappa, desde 2011.

André Emanuel Vieira Antunes

Universidade do Minho

Licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Universidade do Minho – 2009-2012. Mestre em Estudos Clássicos pela Universidade de Coimbra – 2012-2014. Aluno na Academia Vivarium Novum, em Roma – 2014-2015. Professor de Latim na Universidade do Minho – 2015-2016.

Antónia Estrela

Escola Superior de Educação de Lisboa

Professora Adjunta Convidada na Escola Superior de Educação de Lisboa e investigadora no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Doutorou-se em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2013, com a tese “A aquisição da estrutura passiva em português europeu”. Desenvolve os seus trabalhos de investigação e lecionação essencialmente  na área da Linguística. Coordena o curso de Português Língua Estrangeira, na ESElx. Tem publicado trabalhos, a nível nacional e internacional, no seu domínio de especialidade. 

Fernando Groba Bouza

Estudos Galegos, Universidade do Minho

Licenciado em Filologia Galega pela Universidade de Santiago, doutorando do Programa de Doutoramento em Estudos Linguísticos na Universidade de Vigo e professor-leitor de galego na Universidade do Minho desde 2014.

Depois de viver e estudar em Paris, é atualmente Professora Auxiliar docente da Universidade Aberta onde lecionada desde 1998, tendo sido anteriormente assistente na Universidade Sorbonne, Paris. Concluiu o Doutoramento em Didática das Línguas e das Culturas na Universidade da Sorbonne. Enquanto investigadora, tem-se dedicado especialmente ao Ensino / Aprendizagem de línguas estrangeiras online, à Didática do eLearning, aos Recursos Educacionais Abertos e recentemente à gamificação na educação.

Ana Maria de Jesus Ferreira Nobre

Universidade Aberta

José Domingues de Almeida

Associação Portuguesa de Estudos Franceses (APEF)

Est Maître de Conférences à la Faculté des Lettres de l’Université de Porto. Ses domaines de recherche sont la littérature française et francophone contemporaine, les études francophones, la culture et pensée françaises contemporaines, ainsi que la didactique du FLE. Il est membre associé du GRAC et réviseur du manuel FLE Magies des mots (Areal).

Il intègre par ailleurs l’Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa. Il coorganise de nombreux colloques internationaux sur la littérature française et francophone contemporaine et sur les politiques linguistiques. Il est directeur de la revue électronique Intercâmbio, dont le nº 7 de la 2 ème série est consacré à la Didactique FLE.Il est responsable scientifique et pédagogique de l’enseignement du FLE à la FLUP. Il est vice-président de l’Association Portugaise d’Études Françaises. Il est directeur du cours de licence en Langues, Littératures et Cultures. Il a été nommé Chevalier dans l’Ordre des Palmes académiques par l’État Français en 2013.

.

Teresa Pombo

Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté, Charneca de Caparica

Professora de Português e Mestre em Ciências da Educação na área das Tecnologias Educativas. É formadora de docentes na mesma área. Encontra-se destacada na Direção-Geral da Educação onde tem coordenado diversos projetos, a nível nacional e europeu, no âmbito da integração curricular das TIC e da Educação para os Media. Desde 2008, desenvolve, a título pessoal, o projeto “Viagens literárias” cujo principal objetivo é providenciar aos professores apoio e desenvolvimento profissional sobre o uso de recursos educativos digitais. Pertence à Direção do Google Lit Trips, projeto literário reconhecido internacionalmente cujos recursos são inteiramente disponibilizados sem qualquer custo.

As I JORNADAS NACIONAIS de PROFESSORES de LÍNGUAS estão subordinadas ao tema Leituras cruzadas para o futuro: movimentos, correntes e diversidades linguísticas e culturais. Construindo pontes para o Entendimento Global

Têm como objetivos apresentar abordagens pedagógicas inovadoras, promover a partilha e reflexão entre professores de línguas, de diferentes níveis de ensino, apresentar experiências e projetos de boas práticas dos professores participantes e expandir a rede de parcerias com outros agentes educativos.
Nestas jornadas contamos com a participação de especialistas, de reconhecido mérito no panorama nacional, e de organizações atuantes na área das línguas.

1
2
3
4
5
6
7
8
bottom of page